Compartilhe nas redes sociais

CDB Prefixado: saiba como funciona e quais são as vantagens« Voltar

Investimentos
CDB Prefixado: saiba como funciona e quais são as vantagens

Conheça todos os detalhes dessa modalidade de investimento e descubra por que agora é o momento certo de poupar utilizando essa opção

Quais são as melhores opções de investimento no momento? A resposta para essa pergunta nunca é definitiva, pois varia conforme as circunstâncias. Porém, as opções de renda fixa sempre estão entre as mais interessantes para quem deseja poupar.

É o caso do Certificado de Depósito Bancário, popularmente conhecido como CDB. Ele é uma opção que alia boa rentabilidade com a segurança que os investimentos em renda fixa proporcionam se comparados com os de renda variável. Sendo assim, se você ainda não conhece os detalhes dessa opção, vale a pena entender como ele funciona e quais são as vantagens.

O que são CDBs?

Os Certificados de Depósitos Bancários são títulos de dívida que funcionam de forma similar a um empréstimo bancário. A diferença é que nesse caso é você quem está emprestando o seu dinheiro para o banco e, em troca, recebe juros (rentabilidade) de acordo com o tempo que os valores ficarão aplicados.

Quando falamos nos CDBs, podemos dividi-los em três tipos: os híbridos, os prefixados e os pós-fixados. Neste artigo, vamos nos concentrar na modalidade prefixada e suas vantagens.

O que é CDB prefixado?

Quando falamos de rentabilidade prefixada isso significa que no momento da contratação do produto financeiro – nesse caso, o valor do depósito – você já sabe qual será a rentabilidade do dinheiro até o final do período.

Essa é uma grande vantagem em períodos mais turbulentos ou de incerteza com relação aos movimentos do mercado: ainda que o cenário se modifique com o passar do tempo, sua aplicação não sofrerá alterações. Em outras palavras: o rendimento não depende de índices variáveis, como o CDI ou a Selic.

Pelas suas características, os CDB prefixados são mais indicados para quem tem objetivos de médio e longo prazo a alcançar. As aplicações mais comuns são de no mínimo dois anos, podendo chegar a cinco. Quanto maior for o prazo, melhores costumam ser os rendimentos. Ainda que outros tipos de investimento possam pagar rendimentos maiores, pouquíssimas são as opções que oferecem as mesmas garantias que os CDB proporcionam.

CDB prefixado: planejando os seus sonhos

A escolha do melhor tipo de investimento é uma decisão muito pessoal. Diversos fatores precisam ser levados em consideração quando se trata de poupar. Para aqueles que preferem opções mais conservadoras, os CDB prefixados continuam sendo um dos produtos mais interessantes do mercado.

Se o seu principal objetivo com o investimento é obter rendimentos que serão gastos a partir de dois anos, então considere os CDB prefixados como uma opção. Se por um lado eles não são os mais adequados para uma reserva de emergência ou para objetivos de curto prazo, por outro eles permitem que você atravesse períodos mais turbulentos da economia sem se preocupar com oscilações nos rendimentos.

Esse é um investimento típico indicado para quem está pensando em comprar um imóvel ou trocar de carro. Trata-se de uma das formas mais inteligentes de acúmulo de capital para objetivos maiores e que requeiram prazos mais longos de planejamento.

Invista em CDB Prefixado com o Paraná Banco Investimentos

Se essa modalidade de investimento se adequa ao seu perfil, então você precisa conhecer os diferenciais que o Paraná Banco Investimentos oferece. Além de acesso a relatórios personalizados, produzidos pela nossa equipe de gerentes, não há nenhum tipo de tarifa na abertura de contas de investimento: é só fazer o seu depósito e começar.

Três agências de classificação de risco analisam o Paraná Banco. São elas: Standard & Poor’s, RISKbank e Fitch Ratings. A análise destas agências leva em conta a estrutura e a evolução operacional, o posicionamento no foco de atividades, inadimplência reduzida, controles internos adequados e política de crédito com parâmetros definidos.

 

Tabela de ratings

Os índices mostram uma instituição sólida, capaz de oferecer boas oportunidades para os seus clientes, em curto, médio e longo prazo. Aproveite e comece a investir agora com o Paraná Banco Investimentos.

20/12/2020